Muitas empresas têm seus modelos de investimento em inovação formatados em padrões tradicionais mais engessados. Normalmente, há um departamento de pesquisa e desenvolvimento responsável por buscar novas soluções ou tecnologias – no entanto, em meio a um ambiente instável e um mercado questionado politicamente, apostar em uma nova tecnologia ou em alguma promessa de inovação pode ser bastante arriscado.
Neste cenário, como manter a inovação na construção civil? Veja a seguir algumas ações essenciais para a criação de uma verdadeira cultura inovadora, que vai muito além da utilização de novas tecnologias e que pode ser bem mais relevante para os negócios.
Novas ideias podem surgir de qualquer lugar, e não somente de um setor da empresa. Todos os colaboradores podem ser ativos na percepção e transformação de cenários com potencial de melhoria. A construção de uma cultura de protagonismo, através de programas de estímulo à inovação, empatia e colaboração pode fornecer a base para que isso se torne uma realidade.
Alguns profissionais têm total conhecimento de oportunidades de melhoria em sua companhia ou departamento – no entanto, muitas vezes o que falta é a motivação necessária para que estes colaboradores tornem-se agentes promotores de mudanças. É necessário, antes de tudo, inspirar todos a acreditarem que são capazes de fazer a diferença.
Não adianta ter uma boa ideia e não conseguir transformá-la em um projeto real. Depois de assimilarem que toda sugestão é sempre bem-vinda e potencialmente relevante, as equipes precisam conhecer na prática metodologias consolidadas para o desenvolvimento e a gestão de projetos.
Dentro de uma organização, ninguém consegue bons resultados sozinho. A colaboração é uma estratégia que deve ser absorvida, incentivada e aplicada por todos. Um insight ganha corpo ao ser discutido e moldado por vários pontos de vista diferentes. Por isso, é fundamental promover o compartilhamento de projetos entre diferentes setores da empresa, garantindo que as melhores ideias possam ser valorizadas e executadas.
Abrir as portas pode ser muito melhor do que se pensa. A troca de informações entre empresas diferentes, especialistas, figuras consideradas referências e estar disposto a aprender com experiências distintas de seu universo corporativo pode agregar valor em todas as etapas citadas.
Para projetos desafiadores e que envolvam atividades sobre as quais a sua empresa não têm domínio, contar com o auxílio de referências externas – como consultores ou até empresas que já realizaram aquele processo – pode auxiliar na gestão do projeto e na obtenção de resultados positivos no final.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!